| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

MiniClube.Jex
Desde: 08/05/2004      Publicadas: 48      Atualização: 15/05/2005

Capa |  (:-*)  |  Boa Idéia  |  Editorial  |  Glossário  |  MiniCenter  |  Panorama  |  Parceiros  |  Perfil  |  Quem Somos  |  Retrospectiva


 Retrospectiva

  27/07/2004
  0 comentário(s)


Um ano de felizes encontros

... como previa o slogan do grupo: "ponto de encontro de minimaníacos"

Um ano de felizes encontros
Eu escrevi pra ela; ela respondeu pra mim; tornei a escrever e ela tornou a responder... e assim foi. De novembro 2000 até fevereiro 2001, Regina e eu só trocamos e-mails e um ou outro telefonema. Eu ainda trabalhava no BB, o que me impedia de sair correndo de Brasília pra São Paulo e conhecer a criadora do primeiro website em português sobre miniaturas que eu encontrei na internet.

Apesar da distância, fomos descobrindo que tínhamos um interesse comum. E antes mesmo de nos conhecermos pessoalmente, percebemos que nossos objetivos em relação às miniaturas eram os mesmos.

E quais eram esses objetivos? De uma forma bem ampla, queríamos agir em prol do desenvolvimento do miniaturismo no Brasil. Entendíamos – como entendemos até hoje – que o caminho seria aproximar os interessados, incentivar a troca de idéias e informações e promover o ensino-aprendizagem das técnicas de confecção de miniaturas.

Que meios tínhamos para isso? Naquele momento, apenas um grupo de discussão virtual hospedado no Grupos.com.br, meia dúzia de e-mails de entusiastas e muito gás :-)

Então, juntamos nossos esforços e combinamos nossas especialidades -- ela, miniaturista de longa data e professora de miniaturas; eu, recém contagiada pelo vírus “Minimanium braziliensis” e com alguma experiência em treinamento e comunicação.

A inclusão de links em diversos sites internacionais e nos motores de busca aliada à satisfação dos primeiros associados começaram a fazer efeito... e o MiniClube foi crescendo. A troca de idéias e informações corria solta na lista, a chegada de cada minimaníaco era comemorada e o pessoal pedia mais. Então...

I Minimeeting - pessoas que só tinham contato virtual – Eduardo, Regina Passy, Roberta Favá, Roselly e Vivian Bick – compartilharam uma visita ao atelier de Pépp & Orson. Além da recepção esplêndida, todos perceberam alí o atelier dos sonhos de qualquer miniaturista... e que não existe lugar melhor para iniciar ou ratificar uma obsessão. Ah! foi em fevereiro de 2001.

Logo depois, iniciamos contatos com Judy e Dana, da Spencer-Little Press, USA. Elas queriam saber sobre estado da arte das atividades com dollhouse miniature no Brasil. Enviamos para elas informações sobre o que existia naquele momento: MiniClube no Grupos; MiniClube no hpG; site da Regina; site da Cília; site da Roberta; site da Mari; site do Pépp; ABMini-RJ. E, cerca de um ano depois, o nome BRAZIL e artistas brasileiros apareceram pela primeira vez em um catálogo mundial de recursos para casa de boneca em miniatura. Legal, né?

II Minimeeting - para comemorar o contato com a editora norte-americana e o lançamento do site Minimaníacos, um segundo encontro foi realizado em abril de 2001. Foram à casa da Regina Passy-Yip: Anna Helena, Diana, Larissa, Pépp, Regina Maura, Roselly e Solange. Como boa anfitriã, Regina providenciou, além do lanche 1:1, um lanchinho 1:12 que foi colado no crachá-lembrança: um pratinho com sanduíches, bolinhos e docinhos.

III Minimeeting - aproveitando a passagem da Dânia – miniaturista brasileira que mora no México – por São Paulo, os minimaníacos encontraram-se novamente em junho de 2001. Foi na casa de Pépp & Orson, com a recepção irretocável que lhes é peculiar: simpatia, ensinamentos, conversa franca e a mesa posta com muitos petiscos salgados e doces em calda deliciosos. Antes, alguns miniamaníacos visitaram o estúdio de maquetes Adhemir Fogassa. Presentes: Anna Helena e Regina Maura, Dânia, Cíntia, Regina Passy-Yip, Andréa, Aliza, Marly, Cecília e Jú. Convidados: Valkíria Cegalli, Ivani Grande e Mari Speridião. Roselly (DF) e Cília (RN) tiveram participação virtual.

E, como era de se esperar, os minimaníacos comemoraram o primeiro aniversário do MiniClube em grande estilo.

IV Minimeeting - foi no dia 8 de dezembro de 2001, no Villaggio Café, em São Paulo. Esse encontro proporcionou a todos os que puderam comparecer: a oportunidade de se conhecer ou rever, e de apreciar - ao vivo e em cores - as maravilhas que tanto admiramos nas fotos.

A simpática Marília e o marido Wilson vieram do RJ com muitas fotos. Anna Helena e Regina Maura mostraram seu miniambiente de Natal. Márcio Mac apresentou mais fotos da oficina e do empório de interior. Mari fez sucesso com suas redominhas com animais, bailarinas, castelos e santinhos. Roberta compareceu com seus chapéus, sombrinhas e uma boneca. Pépp arrasou com a nova coleção de vitrines e deu a receita dos minidoces no tacho. Tânia ofereceu uma vídeo-aula e mostrou o tradicional minibanheiro azul. Célia trouxe miniacessórios (caderninho espiral, álbum de fotos, livrinhos) e inovou com as miniaturas comestíveis - deliciosas!!! Regina Passy exibiu fotos, muitas miniaturas modeladas em Fimo e, orgulhosamente, os miniarmários confecionados por suas alunas Daisy e Patrícia. A Chú levou suas micro-minis e o marido. Roselly levou a Red Blue Chair e tapetinhos bordados. A doce Sílvia com o namorado Alberto conversaram bastante com Jane, Diana, Mirtes, Cintia e Ecléia! Ao final, todos saíram com uma lembrancinha - uma casinha 3D, feita em kirigami - desta memorável reunião.

Agora, depois de ler esta retrospectiva, dá pra entender por que o primeiro slogan do MiniClube foi “ponto de encontro de minimaníacos” ?






Capa |  (:-*)  |  Boa Idéia  |  Editorial  |  Glossário  |  MiniCenter  |  Panorama  |  Parceiros  |  Perfil  |  Quem Somos  |  Retrospectiva
Busca em

  
48 Notícias